Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2532
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | OLIVEIRA, MARIA HELENA DA SILVA | - |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Jhonattas Muniz de | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-25T13:07:33Z | - |
dc.date.available | 2020-01-25T13:07:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2532 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Licenciatura em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de licenciado em Química. Prof. Orientador: Me. Jhonattas Muniz de Souza. | pt_BR |
dc.description.abstract | O sistema brasileiro de educação juntamente com as legislações que regem o processo ensino-aprendizagem têm se voltado muito para as metodologias pertinentes à pratica docente, tal como desenvolver métodos que estimulem a aprendizagem dos alunos. É sabido também, que desde a infância todos aprendem de alguma forma, desde uma brincadeira ou jogo que contemple o estímulo. Ao chegar aos últimos anos do ensino fundamental surge a disciplina de química a qual apresenta conteúdos exaustivos e desinteressantes para muitos alunos, o que acarreta uma grande preocupação dos professores em torno de efetivar a aprendizagem dos alunos. Este trabalho acadêmico tem como objetivo abordar como os professores podem ensinar química de forma a contemplar a aprendizagem através das brincadeiras da infância, e até mesmo jogos lúdicos, que por sua vez têm o poder de chamar a atenção dos alunos para uma participação mais efetiva e prazerosa nas aulas de química. A metodologia utilizada para a realização desse estudo aconteceu por meio de uma pesquisa bibliográfica, a fim de elaborar uma proposta metodológica para ser aplicada para alunos do ensino médio. Entre os conteúdos abordados no referencial teórico estão; a concepção de infância, a definição do lúdico. Utilização do lúdico como ferramenta pedagógica nas aulas de química, a história da tabela periódica e as metodologias utilizadas para o seu ensino. Por fim, apresenta uma proposta pedagógica fazendo uso de uma brincadeira da infância que pode ser utilizada para o ensino da tabela periódica no nono ano do ensino fundamental nas aulas de química. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Tabela Periódica | pt_BR |
dc.subject | Proposta Pedagógica | pt_BR |
dc.title | ENSINANDO QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA BRINCADEIRA DA INFÂNCIA: UMA PROPOSTA NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-Maria Helena_assinado_assinado.pdf | 664.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.