Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2607
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Santos, Alexandrina Alves Machado Dos | - |
dc.contributor.advisor1 | Matheus, Carla Patricia Rambo | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-06T18:51:34Z | - |
dc.date.available | 2020-02-06T18:51:34Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2607 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Psicologia. Profª. Orientadora: Ms. Carla Patricia Rambo Matheus | pt_BR |
dc.description.abstract | A Abordagem Centrada na Pessoa resguardar-se o desenvolvimento subjetivo através da liberdade e autonomia oferecida ao sujeito para que ele possa trilhar seus caminhos visando obter respostas para suas inquietações, duvidas e anseios. A infância é marcada como uma das principais fases de desenvolvimento e construção do ser e se defende que a ACP seja levada em consideração nesse período, aliado principalmente às brincadeiras indissociáveis desse contexto. Diante de tais considerações, o presente estudo tem por objetivo indicar a importância do brincar no desenvolvimento infantil, refletir sobre o brincar como meio facilitador da expressão da criança, tendo como foco a ACP. Ao longo da pesquisa se fez necessário conceituar o termo infância, sendo a infância considerada um importante período da vida humana somente no decorrer do século XX em contraposição as considerações durante a idade média, onde as crianças eram adultos em miniaturas, sendo desde cedo imposta as mesmas atividades da fase adulta. A importância das brincadeiras como elemento de desenvolvimento humano subjetivo, social, emocional, familiar e escolar da Criança foi também alvo de estudos concomitante a ACP. A metodologia empregada na pesquisa é de natureza bibliográfica, com a participação de importantes autores que contribuíram como a concretização do estudo. Acredita-se que o brincar como descoberta de um mundo ao qual a criança desde cedo tem contato, e como um meio que proporciona as mesmas desfrutar da melhor fase da vida assim como elemento vital a formação de cidadãos felizes e conscientes de seus papeis na sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento emocional | pt_BR |
dc.subject | ACP | pt_BR |
dc.title | A importância do brincar para o desenvolvimento infantil: uma contribuição do olhar centrado na pessoa | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexandrina Alves Machado Dos Santos.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.