Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorSantos, Alexandrina Alves Machado Dos-
dc.contributor.advisor1Matheus, Carla Patricia Rambo-
dc.date.accessioned2020-02-06T18:51:34Z-
dc.date.available2020-02-06T18:51:34Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2607-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Psicologia. Profª. Orientadora: Ms. Carla Patricia Rambo Matheuspt_BR
dc.description.abstractA Abordagem Centrada na Pessoa resguardar-se o desenvolvimento subjetivo através da liberdade e autonomia oferecida ao sujeito para que ele possa trilhar seus caminhos visando obter respostas para suas inquietações, duvidas e anseios. A infância é marcada como uma das principais fases de desenvolvimento e construção do ser e se defende que a ACP seja levada em consideração nesse período, aliado principalmente às brincadeiras indissociáveis desse contexto. Diante de tais considerações, o presente estudo tem por objetivo indicar a importância do brincar no desenvolvimento infantil, refletir sobre o brincar como meio facilitador da expressão da criança, tendo como foco a ACP. Ao longo da pesquisa se fez necessário conceituar o termo infância, sendo a infância considerada um importante período da vida humana somente no decorrer do século XX em contraposição as considerações durante a idade média, onde as crianças eram adultos em miniaturas, sendo desde cedo imposta as mesmas atividades da fase adulta. A importância das brincadeiras como elemento de desenvolvimento humano subjetivo, social, emocional, familiar e escolar da Criança foi também alvo de estudos concomitante a ACP. A metodologia empregada na pesquisa é de natureza bibliográfica, com a participação de importantes autores que contribuíram como a concretização do estudo. Acredita-se que o brincar como descoberta de um mundo ao qual a criança desde cedo tem contato, e como um meio que proporciona as mesmas desfrutar da melhor fase da vida assim como elemento vital a formação de cidadãos felizes e conscientes de seus papeis na sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpt_BR
dc.subjectACPpt_BR
dc.titleA importância do brincar para o desenvolvimento infantil: uma contribuição do olhar centrado na pessoapt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandrina Alves Machado Dos Santos.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.