Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | CASTELLI, MARCOS VINICIUS DE FREITAS | - |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Tatianne Aparecida de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T19:59:09Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T19:59:09Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2725 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do grau em Bacharel em Ciências Contábeis, apresentado à Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. Orientadora: Profª. Ma. Tatianne Aparecida de Oliveira Cardoso. | pt_BR |
dc.description.abstract | No Brasil a contabilidade é uma área em constante expansão, que possui todos anos milhares de novos egressos no mercado de trabalho. Para regular tal entrada o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vinculou a possibilidade de exercer a profissão, um exame avaliativo, conhecido como Exame de Suficiência, este que ocorre semestralmente. Neste cenário, os índices de aprovação são um questionamento continuo na área acadêmica, por serem visivelmente baixos, visando explorar um pouco desta situação, o presente trabalho busca através dos índices dispostos pelo Ministério da Educação (MEC) referentes as Instituições de Ensino Superior (IES) da área contábil criar uma correlação entre estes, e os baixos índices de aprovação dos últimos anos. A uma gama bem vastas de possíveis variáveis, sendo as com maior mensurabilidade as dispostas pelo MEC, desta forma possibilitando um estudo, este que terá como alvo a região norte. Visando obter os dados mais fiéis possíveis, utilizou-se do teste de normalidade, para classificar a amostra, e em seguida fora utilizado o teste de regressão logística multinominal. Com os resultados primários, fica visível nos testes gerais que o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) e o Conceito do Curso (CC) estabelecido pelo MEC, estão diretamente ligados aos índices de aprovação, pois nos testes realizados, ambos possuíam a resultante de significância dentro do aceitável. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Exame de Suficiência | pt_BR |
dc.subject | Instituições de Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Índices de Aprovação no CFC | pt_BR |
dc.title | ANALISE ENTRE A RELAÇÃO DOS INDICES DE MENSURAÇÃO EDUCACIONAIS ESTABELECIDOS PELO MEC, E OS RESULTADOS DO EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC NA REGIÃO NORTE | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Final - Marcos Vinicius_assinado_assinado_assinado1603933650.pdf | 680.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.