Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2772
Título: Trabalho, docência, e Síndrome de Burnout: revisão de literatura sobre os efeitos da rotina de trabalho na saúde mental dos docentes
Autor(es): Peres, Karen Cristine Dias
Santana, Katiuscia Carvalho de
Palavras-chave: Trabalho
Docência
Saúde mental de docentes
Síndrome de Burnout
Data do documento: 2020
Resumo: Este trabalho se configura em uma revisão de literatura narrativa e apresenta estudos realizados acerca da saúde dos profissionais da educação, atuantes nos ensinos fundamentais, médios e superiores da Brasil, tanto em instituições públicas quanto privadas. Objetiva-se discutir os efeitos da rotina de trabalho na saúde mental dos docentes, evidenciar as causas e as características da síndrome de Burnout, apresentar a psicodinâmica do trabalho como meio de compreensão do sofrimento psíquico no ambiente de trabalho e discutir a docência e seus desafios no Brasil. Para tanto foi utilizado um total de 30 materiais bibliográficos, entre artigos científicos, livros, vídeos e trabalhos de conclusão de curso, os quais datam entre os anos de 1996 e 2019. O trabalho é uma categoria central do desenvolvimento da sociedade e do indivíduo. Os estudos permitem compreender que a saúde mental pode ser afetada positivamente ou negativamente em razão da rotina de trabalho e das características deste ambiente, e que diversos fatores característicos da rotina de trabalho de professores contribuem para o desencadeamento da síndrome de Burnout.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2772
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAREN CRISTINE DIAS PERES.pdf505.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.