Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2774
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | NUNES, SOLANGE SILVA | - |
dc.contributor.advisor1 | Junior, Paulo Cilas Morais Lyra | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-11T17:40:38Z | - |
dc.date.available | 2021-02-11T17:40:38Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2774 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA como requisito à obtenção de Grau de Bacharelado em Farmácia. Orientador: Prof°. Dr.Paulo Cilas Morais Lyra Junior | pt_BR |
dc.description.abstract | Observa-se que o uso do metilfenidato por acadêmicos, tem crescido com o passar dos anos, e esse crescimento é devido aos efeitos que o medicamento pode oferecer ao estudante principalmente no desenvolvimento dos estudos, apesar do medicamento não ter prescrição à esse fim. O metilfenidato é utilizado no tratamento do Transtorno e Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em crianças e adolescentes diagnosticados, atuando no Sistema Nervoso Central (SNC). No cotidiano da vida acadêmica em alguns estudos observa-se relatos de que o medicamento tem mudado para melhor o desenvolvimento nos estudos, porem o uso a longo prazo pode oferecer perigos à saúde. O objetivo dessa pesquisa foi: Investigar sobre o uso da Ritalina® e a automedicação em estudantes do nível superior de ensino. Elencar os possíveis efeitos colaterais. Destacar consequências que podem ocorrer com o uso da ritalina. Estratégias para o rendimento escolar sem o uso da ritalina. O método realizado para pesquisa foi revisão de literatura sistemática, nos sites de pesquisa: Google escol, Scielo, critério de inclusão foram artigos relacionados ao assunto, critério de exclusão artigos que não apresentaram relevância. Foram analisados 98 artigos, utilizados 50 artigos, excluídos 48. Resultados: Analisados os artigos encontrados observou-se que alguns estudos mostraram efeitos positivos a curto prazo, porém a maioria dos autores descrevem efeitos colaterais com o uso da ritalina, por isso se faz necessário uma maior investigação a respeito do uso do medicamento pelos estudantes, principalmente o uso a longo prazo, há necessidade de um maior aprofundamento em pesquisas para maior esclarecimento sobre os efeitos colaterais a longo prazo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Uso de Ritalina® por estudantes | pt_BR |
dc.subject | Automedicação | pt_BR |
dc.subject | Déficit de atenção | pt_BR |
dc.subject | Efeitos do uso da Ritalina® | pt_BR |
dc.subject | Efeitos colaterais da Ritalina® | pt_BR |
dc.title | O USO DA RITALINA® POR ACADÊMICOS: Desenvolvimento Acadêmico sob o efeito da Ritalina® | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Farmácia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC SolangeSilva_assinado_assinado_assinado.pdf | 978.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.