Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2833
Título: | A UTILIZAÇÃO DE UM SIMULADOR COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR |
Autor(es): | MOURA, RENATO OLIVEIRA DE Santos, Jéssica Castro dos |
Palavras-chave: | Dispositivos móveis Fisioterapia Modalidades fisioterapêuticas Ventilação Mecânica |
Data do documento: | 2020 |
Resumo: | A fisioterapia ganhou um grande espaço no mercado e apresenta grandes evoluções tecnológicas nos últimos anos. O fisioterapeuta necessita de experiência que seja possível o pensamento e a agilidade durante o atendimento, muitas vezes é necessário que se tenha interdisciplinaridade, relacionando-se com outras áreas. A utilização de simuladores vem para atuar como um facilitador no processo de ensino aprendizagem. Através deste, é possível desenvolver habilidades de tomadas de decisões e raciocínio rápido diante de várias situações. A maior dificuldade dos profissionais com o uso de tecnologias na área da saúde é manter a harmonia e empatia entre a relação de paciente e profissional, desta maneira, vê-se a necessidade de incluir o uso de simuladores no processo de ensino aprendizagem. Este estudo tem caráter experimental cujo o objetivo é apresentar os benefícios que o uso de um simulador de ventilação mecânica pode oferecer aos academicos do curso de fisioterapia. Também contará com o desenvolvimento de um protótipo de simulador de ventilação mecânica vinculado a casos clínicos idealizados da prática fisioterapeutica das Unidades de Terapia Intensiva para facilitar o aprendizado e a fixação do conteúdo inerente a modulação dos parâmetros do ventilador mecânico como também a importância de se manter a harmonia entre paciente e profissional. A área fisioterápica só tem a ganhar com a utilização de novos simuladores que possam abranger ensinos mais eficazes e facilitadores no ramo hospitalar. Novas habilidades podem ser adquirias e outras podem ser melhoradas devido a possibilidade de poder cometer erros sem prejudicar o paciente. Este tipo de ensino garante ao acadêmico aumento de sua autoconfiança e a certeza de tomar as decisões corretas durante a sua vida profissional. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharelado em Fisioterapia. |
URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2833 |
Aparece nas coleções: | TCC - Fisioterapia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - RENATO OLIVEIRA DE MOURA - FISIOTERAPIA_assinado_assinado_assinado.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.