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https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2851
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | Santos, Pâmela Kivia Maifrede dos | - |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Elis Milena Ferreira do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T12:31:17Z | - |
dc.date.available | 2021-02-19T12:31:17Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2851 | - |
dc.description.abstract | É notório que os transtornos mentais não se restringem apenas a um ciclo da sociedade, tão pouco a determinados espaços geográficos, assim como é sabido que nos últimos anos as estatísticas mostram que os aumentos das doenças mentais tiveram um aumento significativo, tendo como consequências comprometimento das relações sociais e interpessoais. Não é diferente no ambiente universitário, uma vez que essas questões psicossociais interferem no desenvolvimento do estudante, tal como na qualidade de vida e na futura profissão. A rotina universitária dos acadêmicos de enfermagem é permeada por mudanças, como crescimento pessoal, frustação, medos e incertezas. Frequentemente os futuros enfermeiros desenvolvem sentimentos ao longo da graduação, como preocupação, angústia e desapontamento quando não alcançam o desejado gerando impaciência e irritabilidade, consequentemente afetando no desempenho acadêmico e no cuidado ofertado em ambiente de estágio. O objetivo central da pesquisa visa abordar sobre os transtornos mentais nos acadêmicos do último ano de enfermagem, conceituando o que são os transtornos mentais, especificando cada um deles, como a depressão, a ansiedade e o estresse, estes que são os mais comuns entre os universitários. A metodologia utilizada para o estudo foi uma revisão bibliográfica de caráter descritivo exploratório, este tipo de pesquisa é responsável por avançar o conhecimento, ressaltando que para esse evento é preciso primeiro reconhecer o que outros pesquisadores já abordaram. Entres os instrumentos para o levantamento de dados foram utilizados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e Sistema de Informações da OMS (Organização Mundial da Saúde), Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool Drogas (SMAD), OPAS/OMS, entre os anos de 2015 a 2020. Os resultados mostram que cabe a instituição identificar a melhor prática que se adeque ao contexto universitário, que traga ao estudante acolhimento, conforto e segurança para se inserir na atividade proposta, na perspectiva das Práticas integrativas e Complementares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Acadêmicos | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Depressão | pt_BR |
dc.subject | Estresse | pt_BR |
dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
dc.title | Sofrimento mental no acadêmico de enfermagem: práticas integrativas complementares como estratégias terapêuticas | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PÂMELA KIVIA MAIFREDE DOS SANTOS.pdf | 637.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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