Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2852
Título: Planejamento familiar associado aos métodos contraceptivos: contribuições do enfermeiro
Autor(es): Marmentini, Wellen Cristina Soares
Santana, Sonia Carvalho de
Palavras-chave: Enfermeiro
Estratégia de Saúde da Família
Métodos Contraceptivos
Planejamento Familiar
Serviço de Saúde
Data do documento: 2020
Resumo: Planejamento Familiar é um agrupamento de práticas de educação em saúde, sendo ofertados não só métodos e técnicas para concepção e a anticoncepção, mas também informações e orientações, dentro de uma situação de livre escolha. Conforme a Constituição Federal a Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, o Planejamento Familiar é determinado como compromisso do estado em oferecer oportunidades para que homens e mulheres adquiram conhecimento, sobre métodos, meios, para estruturação da fecundidade. Os serviços de Planejamento Familiar no país são ofertados principalmente pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), com início em 1994, é estruturado por uma equipe multiprofissional, com uma recomendação de conceder vínculos entre os profissionais e a comunidade, valorizando e incentivando a participação comunitária. O objetivo desta pesquisa é compreender a importância do Planejamento Familiar, métodos contraceptivos, enfatizando as ações do enfermeiro que contribui para execução da assistência aos pacientes. Este estudo trata-se de uma revisão de literatura que consistiu na pesquisa bibliográfica, por meio de consulta de trabalhos indexados e publicados nas bases de dados. Esta pesquisa observou as atuações e atribuição do enfermeiro na promoção da saúde na atenção primária realizando ações educativas e instruções no planejamento reprodutivo. A compreensão da importância na transmissão de informações aos usuários e comunidade referente à saúde sexual, autoconhecimento e a liberdade de preferências sobre métodos contraceptivos. Como resultado desta pesquisa destaca-se que a atuação do enfermeiro é fundamental neste processo de escolha e decisões enfrentadas pela comunidade. Assim o enfermeiro deve realizar orientações de maneira clara e concisa a fim de esclarecer dúvidas dos usuários da unidade. Podendo possibilitar o engajamento de pessoas na busca por conhecimento a respeito da saúde da mulher e da família, a fim de aprimorar a assistência e contribuição social a respeito do tema.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2852
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WELLEN CRISTINA SOARES MARMENTINI.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.