Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2863
Título: O uso de medicamentos por idosos: automedicação e a importância da atenção farmacêutica
Autor(es): Gomes, Jaqueline da Silva
Lyra Junior, Paulo Cilas Morais
Palavras-chave: Envelhecimento populacional
Saúde do idoso
Automedicação
Interação medicamentosa
Data do documento: 2020
Resumo: O envelhecimento é um fenômeno de abrangência mundial e sempre foi um tema bastante discutido em nossa sociedade, dado a repercussão tendo em vista as mudanças físicas, psicologias e sociais. Com isso, o idoso é o grupo de faixa etária mais susceptível a polifarmácia. A prática de polifarmácia pode levar ao uso irracional de medicamentos e consequentemente o desenvolvimento de complicações como as interações medicamentosas. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que teve por objetivo abordar o consumo de medicamentos pelos idosos, enfatizando o perigo das interações medicamentosas e o papel do farmacêutico na promoção da saúde acerca do uso racional de medicamentos.Os resultados demonstram que quando se trata de cuidados com os idosos em relação ao uso de medicamentos, esses devem ser intensificados. O farmacêutico pode contribuir positivamente na promoção da saúde e qualidade de vida do idoso. A educação adicional do paciente sobre a doença, objetivos do tratamento, riscos e benefícios do medicamento e intervenções para melhorar a comunicação coordenada do medicamento podem ajudar a melhorar a adesão ao medicamento, minimizar a polifarmácia e promover o uso racional.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2863
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAQUELINE DA SILVA GOMES.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.