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https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2887
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | CAMPOS, CHRISTHIA BARROS | - |
dc.contributor.advisor1 | Santana, Sonia Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-22T16:06:42Z | - |
dc.date.available | 2021-02-22T16:06:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2887 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do Grau em Enfermagem apresentado à Faculdade de Educação e Meio AmbienteFAEMA. Orientadora: Prof. Ma. Sonia Carvalho de Santana | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a falta de inclusão na assistência de saúde ao paciente surdo, havendo uma dificuldade na comunicação devido ao desprovimento de aprendizado da Linguagem de Sinais-LIBRAS, tornando o atendimento de enfermagem deficitário e incompleto. Este estudo objetivou em explanar sobre a dificuldade de comunicação entre o paciente surdo e o enfermeiro na assistência de saúde. Além de contextualizar a cultura surda; abordar perspectivas na formação acadêmica em LIBRAS e destacar as possíveis contribuições do enfermeiro frente ao atendimento ao surdo. Utilizou-se de um estudo de revisão de literatura que foi desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa constitui na pesquisa bibliográfica, por meio de consulta de trabalhos indexados e publicados nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latinoamericano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), sistema de Informações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e Acervo da Biblioteca Júlio Bordignon da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) e Rede de Revistas Científica da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal (REDALYC), e DeCS- Descritores em Ciência e Saúde: Comunicação, Enfermagem, Surdez, Linguagem de Sinais. A segunda etapa constituiu na leitura e organização dos materiais selecionados para a elaboração deste trabalho compreendendo 52 referências. Percebe-se no estudo o despreparo dos enfermeiros em atender os sujeitos surdos, tornando a assistência prejudicada e ausentando os diagnósticos e cuidados essenciais dos pacientes. Após os pressupostos apresentados é evidenciado que a comunicação é o principal instrumento para uma boa assistência destacando-se a importância do profissional enfermeiro em obter o conhecimento de Libras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente– FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Linguagem de Sinais | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.title | INCLUSÃO SOCIAL: Contribuições do Enfermeiro na Assistência de Saúde ao Surdo | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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