Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/301
Título: PRINCIPAIS MICRORGANISMOS CAUSADORES DE INFECÇÃO NA CORRENTE SANGUÍNEA POR CATETER CENTRAL
Autor(es): BARROS, KEINY ROBERTA EGUES
Palavras-chave: Farmácia
Cateter Central
Infecção
Microrganismos
Data do documento: 2013
Resumo: Cateteres venosos centrais (CVC) são dispositivos de fundamental importância e os mais utilizados em todo o mundo no tratamento de pacientes graves internados em unidades críticas, porém representam uma fonte potencial para complicações infecciosas locais ou sistêmicas. O estudo teve como objetivo identificar na literatura científica os principais microrganismos causadores de infecção na corrente sanguínea em pacientes portadores de cateter venoso central. Para tanto foi utilizado o método de revisão integrativa da literatura. A coleta de dados foi realizada através das bases: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS).Os resultados apontaram, vários que estudos evidenciaram os microrganismos mais frequentes nas infecções na corrente sanguínea em pacientes portadores de cateteres centrais como: Estafilococos coagulase-negativa, Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter baumannii, Candida albicans. Os autores demonstraram que os cateteres apesar de sua evolução em tamanhos, marcas, materiais, e barreiras antimicrobianas, podem levar a infecções graves de corrente sanguínea, devido ao constante manuseio da equipe de saúde, pela técnica não adequada de higienização das mãos, curativos, entre outros. Conclui-se que a melhor maneira de se prevenir as infecções é através da capacitação para o manuseio do dispositivo e sobre as barreiras contra infecção que devem ser seguidas rigorosamente, associadas ao conhecimento do quadro clinico do paciente e tempo de uso de cateter.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de bacharelado em: Orientadora: Profª. Esp. Jucélia Alves Nunes.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/301
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARROS, K. R. E. - PRINCIPAIS MICRORGANISMOS CAUSADORES DE INFECÇÃO NA CORRENTE SANGUÍNEA POR CATETER CENTRAL.pdf257,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.