Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3070
Título: | INVISIBILIDADE DA TEMÁTICA LGBTQIA+ NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIRAS (OS) EM UM ESTADO DA AMAZÔNIA LEGAL |
Autor(es): | SILVA, RAQUEL KARINE BARBOSA DA Veríssimo, Thays Dutra Chiarato |
Palavras-chave: | LGBTQIA+ Enfermagem Homofobia Programas de Graduação em Enfermagem Sexualidade |
Data do documento: | 2021 |
Resumo: | O Brasil lidera o ranking na lista de países que mais mata pessoas LGBTS no mundo, simultaneamente pesquisas apontam que no país, jovens que assumem a não heterossexualidade se sentem inseguros e violentados nos ambientes educacionais. A formação acadêmica é um momento único na vida de muitas pessoas, mas, pode ser opressora e vazia de representatividade para a comunidade LGBTQIA+. Esta pesquisa tem como objetivo analisar programas pedagógicos de cursos de graduação em enfermagem que abordem de maneira transversal o tema proposto. O momento atual exige, na formação de profissionais da saúde, mudanças metodológicas que não estejam embasadas somente em discussões conceituais, requerem novos sujeitos sociais para que haja transformação na oferta dos serviços. A transversalidade objetiva dar ao curriculo uma dimensão social e contemporânea, tratando diferentes temas dentro de cada contexto histórico discutido. A metodologia utilizada teve caráter Quanti-Qualitativo, após analises dos PPCs verificou-se despreparo e abordagem insuficiente das instituições quanto à diversidade e o ensino referente à temática. |
URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3070 |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAQUEL KARINE BARBOSA DA SILVA.pdf | 838.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.