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dc.contributorOLIVEIRA, MATHEUS HENRIQUE BARZZOTTO DE-
dc.contributor.advisor1Lemes, Silênia Priscila da Silva-
dc.date.accessioned2022-06-13T18:26:24Z-
dc.date.available2022-06-13T18:26:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3099-
dc.description.abstractO uso de resíduos na construção civil é algo fortemente trabalhado nos dias atuais, tendo em vista as diversas maneiras de incorporação, o que versa diretamente sobre as perspectivas de sustentabilidade tão necessárias para o século XXI. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo averiguar as propriedades mecânicas do concreto com a inserção de resíduos pneumáticos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi orientada a partir da observação da literatura pertinente e das normas técnicas de execução dos testes de ensaio. Para isso, foi realizada a confecção dos corpos de prova com traço de referência, traço com 10% e traço com 15% de resíduo pneumático. Os agregados miúdo e graúdo utilizados na produção do concreto foram submetidos à ensaios de caracterização e os corpos de prova foram submetidos à ensaios em estado fresco (Slump Test) e endurecido (resistência à compressão axial, resistência à tração por compressão diametral e teste de absorção de água). Como resultados, os ensaios de resistência à compressão axial e tração por compressão diametral indicaram que os traços de 10% e de 15% apresentaram resistência inferior ao traço de referência nos testes aos 7, 14 e 28 dias. O estudo conclui que a análise das propriedades mecânicas do concreto constituído de resíduo de pneu apresentou desempenho inferior em comparação ao concreto de referência no que tange a resistência à tração por compressão diametral.pt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectResíduo pneumáticopt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectAditivopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DO CONCRETO COM A ADIÇÃO DE RESÍDUOS PNEUMÁTICOS INSERVÍVEISpt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

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