Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3120
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Silva, Nelcimari Marçal Machado da | - |
dc.contributor.advisor1 | Pumariega, Yesica Nunez | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-15T15:15:07Z | - |
dc.date.available | 2022-10-15T15:15:07Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3120 | - |
dc.description.abstract | Muitos pais se deparam com a realidade de um diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, em sua maioria não estão preparados para lidar. O Diagnóstico Precoce pode proporcionar um tratamento assertivo. Esse trabalho tem como objetivo, compreender as contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o Tratamento Precoce de Crianças com TEA. É uma revisão bibliográfica do tipo narrativo, na qual utilizaram-se trabalhos publicados entre os anos de 2004 a 2022, nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Periódicos Capes, Pubmed, Gloogle Acadêmico, Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PEPSIC), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), e as palavras chaves: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Diagnóstico Precoce. As literaturas selecionadas para este trabalho apontam que, o diagnóstico precoce pode proporcionar a busca de tratamento adequado, no qual irá trabalhar os comportamentos considerados “inadequados” e o ensino de habilidades. A ABA propõe trazer mais independência ao autista, uma vez que é feito uma avaliação minuciosa, e após, elaborado um Programa de Ensino Individualizado-(PEI), para reconhecer as habilidades que o autista já possui e ensinar aquelas ausentes. Perante os dados científicos sobre a eficácia da ABA no desenvolvimento de crianças dentro do transtorno do Espectro Autista, pode-se dizer que, está é uma ferramenta de total apoio para ganho de habilidades e novos repertórios para a socialização de crianças com TEA. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIFAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Análise do comportamento Aplicada (ABA) | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico Precoce | pt_BR |
dc.title | A contribuição da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nelcimari Silva_TCC.pdf | 614.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.