Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3125
Título: Contribuição do sistema agroflorestal na fertilidade do solo e produção do cacau (Theobroma cacao L.)
Autor(es): Souza, Wellington Adorno
Ferreira, Matheus Martins
Palavras-chave: Agrosilvicultura
Cacaueiro
Ciclagem de nutrientes
Sustentabilidade
Data do documento: 2022
Resumo: O estado de Rondônia por apresentar uma agricultura quase toda migratória, promove-se o aparecimento de grandes áreas com processos de deterioração ambiental. A grande maioria dos solos encontram-se intemperados, profundos, ácidos e de baixa fertilidade natural, com limitação da produção das culturas. Uma opção sustentável para o uso do solo em Rondônia é a implantação do sistema agroflorestal (SAF). Nesse sistema, culturas perenes, anuais ou mata raleada podem ser consorciadas, com culturas como cacaueiro, podendo desperta grande interesse agronômico, devido às interações biológicas benéficas, conservando e restaurando a fertilidade do solo degradado e reconduzindo áreas abandonadas ao processo produtivo. O objetivo deste trabalho foi reunir informações científicas relevantes a respeito do efeito do uso do sistema agroflorestal nos atributos químicos e biológicos do solo e na produção do cacaueiro. Diferentes arranjos do sistema agroflorestal (SAF), por meio da reciclagem do teor de nutrientes e matéria orgânica, tornam a produção de cacau mais lucrativa, pois minimiza o gasto de insumos destinados a melhorar a fertilidade do solo.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3125
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wellington Adorno Souza_TCC.pdf540,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.