Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3205
Título: Residência unifamiliar adaptada à zona bioclimática de Ariquemes/RO
Autor(es): Lima, Décio Souza de
Mendes, Ariele Luckwu
Palavras-chave: Arquitetura bioclimática
Edificação residencial unifamiliar
Desempenho térmico em edificações
Data do documento: 2022
Resumo: .O conforto ambiental tem como uns dos seus objetivos satisfazer e alcançar o bem estar dos seres humanos. A arquitetura contemporânea rompe, em muitos aspectos, o contato com o meio ambiente em sua consolidação formal. A arquitetura bioclimática, por sua vez, veio ao resgate do laço entre espaço construído e natural, buscando adaptação ao bioma e a ncorporação dos elementos do clima nas edificações. Já a arquitetura vernacular, pelo seu modelo pautado nos aspectos sociais e culturais, embasa o modelo ambientalmente inclusivo. O objetivo deste trabalho é incorporar aspectos da bioclimatologia, resgatar características da arquitetura vernacular e agregá-los a um exemplo de edificação residencial unifamiliar, que seja mais sustentável por ser adaptado às condicionantes locais da cidade de Ariquemes/RO, por meio das diretrizes do zoneamento bioclimático brasileiro, disponíveis na norma de desempenho térmico em edificações, ABNT NBR 15220-3 e na plataforma on-line Projeteee. Bem como por meio de uso de materiais e técnicas construtivas locais para propor uma solução a uma inquietação profissional do projetar edificações eficientes.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3205
Aparece nas coleções:TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉCIO SOUZA DE LIMA.pdf6,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.