Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Santos, Willex Alves dos | - |
dc.contributor.advisor1 | Costa, João Victor da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T23:25:20Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T23:25:20Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3224 | - |
dc.description.abstract | O processo de pavimentação de uma rodovia deve envolver diversos fatores relacionados com a projeção, processo construtivo e manutenções. Os pavimentos flexíveis e rígidos representam as maiores metodologias utilizados nesse sentido, que apresentam características específicas, vantagens e desvantagens. Com isso, esse estudo teve como objetivo realizar uma análise comparativa entre a utilização de pavimentos flexíveis e rígidos nas rodovias no que tange à segurança e dados econômicos dos pavimentos. Como métodos, foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter descritivo e exploratório, a partir da análise de publicações e documentos do Ministério dos Transportes, livros, artigos científicos e busca direcionada pelos descritores “Pavimentos; Engenharia de Trânsito; Segurança; Economia” em plataformas como o Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Revistas Científicas e Google Scholar. Os resultados demostram na comparação técnica o pavimento rígido se mostra mais vantajoso, que permite maior durabilidade, melhor resistência, maior segurança ao tráfego e menores necessidades de manutenção. Já na comparação econômica, observou-se que os flexíveis apresentam menor custo de implantação, mas exigem um número extremamente elevado de manutenções, enquanto os rígidos se mostraram menos vantajosos quando há baixo tráfego de veículos. Conclui-se que a determinação do melhor tipo de pavimentação depende diversos fatores que precisa ser considerado durante o processo de projeção da obra. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIFAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de trânsito | pt_BR |
dc.subject | Segurança | pt_BR |
dc.subject | Economia | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa entre pavimentos flexíveis e rígidos: uma abordagem quanto aos dados econômicos e segurança nas rodovias | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WILLEX ALVES DOS SANTOS.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.