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https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3240
Título: | A psicomotricidade como tratamento coadjuvante na criança com encefalopatia crônica não progressiva da infância |
Autor(es): | Trassi, Amanda Giordani Santana, Patrícia Caroline |
Palavras-chave: | Desempenho psicomotor Encefalopatia crônica Modalidades de fisioterapia Ludicidade Habilidades motoras |
Data do documento: | 2022 |
Resumo: | A Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância (ECNPI) é decorrente do comprometimento do sistema nervoso central nas fases de maturação funcional e/ou estrutural. As lesões no encéfalo não são de caráter evolutivo e as sequelas motoras são irreversíveis, sendo observadas através de alterações no tônus muscular, padrão postural, marcha, equilíbrio e coordenação motora. Devido às alterações do desenvolvimento presentes nas crianças acometidas, torna-se essencial o acompanhamento multiprofissional e a fisioterapia será a responsável por intervir nas disfunções neuromotoras. Associado a fisioterapia podem-se incluir as técnicas de psicomotricidade, sendo esta, uma ciência que tem como base o movimento, o cognitivo e o afetivo. Ela tem como objetivo utilizar o movimento a favor da autonomia e independência do indivíduo, proporcionar a consciência das suas capacidades e limitações, a partir da compreensão do seu próprio corpo. Neste sentido, o estudo teve por objetivo identificar a aplicabilidade das técnicas de psicomotricidade como tratamento coadjuvante na criança com encefalopatia crônica não progressiva da infância. Esta pesquisa tratou-se de um estudo de caso com uma criança que apresenta diagnóstico em ECNPI de grau leve a moderado, na qual foi realizado uma avaliação por meio da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e em seguida aplicado o protocolo de atendimento, elaborado por atividades lúdicas que abrangem as áreas de motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade. A terapia psicomotora em conjunto com a fisioterapia torna-se relevante para o desenvolvimento infantil e possibilita aprimorar suas habilidades motoras, visto que o paciente avaliado progrediu nos níveis de quociente motor, evoluindo de “Muito Inferior” para “Normal Baixo” ao final dos atendimentos, além disso, destaca-se avanço relevante da motricidade global e do equilíbrio. |
URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3240 |
Aparece nas coleções: | TCC - Fisioterapia |
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