Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Silva, Graciele Santos | - |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Pedro Octávio Gonzaga | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-04T00:40:15Z | - |
dc.date.available | 2023-02-04T00:40:15Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3255 | - |
dc.description.abstract | A importância da afetividade na educação, é uma temática que vem sendo cada vez mais discutida. A afetividade está presente na vivência dos alunos independentemente de seu nível educacional ou idade, porém, ainda encontramos resistência na valorização dos afetos em sala de aula, visto que a educação ainda é fortemente influenciada por métodos que privilegiam o tradicionalismo que, com frequência, desvalorizam a relevância da vivência na formação do aluno. Deste modo, esta monografia teve como objetivo investigar à importância da afetividade para a educação a partir dos trabalhos de Lev Vygotsky e Henri Wallon. Para a consecução deste objetivo foi adotado o método pesquisa bibliográfica, de natureza teórica, utilizando-se de trabalhos publicados entre os anos de 2002 a 2022. Através das teorias analisadas, constata-se que a mediação afetiva entre professores e alunos não é sempre realizada de forma positiva ou favorável ao processo educativo, contudo, os vínculos-afetivos fazem parte de todo o cotidiano educacional, cabendo aos educadores tornarem-se cada vez mais conscientes das dificuldades e necessidades de seus educandos. Ao desenvolver este estudo, conclui-se que Lev Vygotsky e Henri Wallon consideram o desenvolvimento humano, a natureza social e afetiva do ser humano para o processo de aprendizagem, Vygotsky não trata diretamente o fenômeno afetividade, mas em suas próprias construções teóricas é possível evidenciar os afetos como algo fundamental ao longo do processo evolutivo-cognitivo do ser humano. Wallon, por sua vez, toma a afetividade como objeto de sua teoria, trazendo que o sujeito é afetivo desde suas primeiras relações primarias, de que aprendizagem é posterior aos afetos estabelecidos entre mestres e aprendizes. A partir das análises desenvolvidas, conclui-se que os vínculos afetivos impactam sobremaneira as relações entre professor e aluno, aquele, ao não compreender a importância destes vínculos, acabam produzindo mediações incongruentes, prejudicando o aprendizado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIFAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Vygotsky | pt_BR |
dc.subject | Wallon | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Afetivo-evolutivo | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre a importância da afetividade na educação: uma leitura a partir de Lev Vygotsky e Henri Wallon | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRACIELE SANTOS SILVA.pdf | 749.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.