Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3306
Título: A efetividade das comissões de curativo no tratamento e acompanhamento de feridas crônicas
Autor(es): Vieira, Débora Monik da Silva
Ramos, Elis Milena Ferreira do Carmo
Palavras-chave: Feridas
Cicatrização de feridas
Feridas Crônicas
Cuidados de Enfermagem
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: Portadores de feridas crônicas enfrentam diversas dificuldades que impactam em suas vidas de forma física, psicológica e social, no entanto essas dificuldades poderiam ser minimizadas justamente pelas comissões de curativo que exercem um papel fundamental, pois através delas é possível traçar o tratamento eficaz para cada caso de forma sistematizada e multiprofissional visualizando o paciente como um todo. Dessa forma o objetivo da pesquisa é demonstrar a eficácia das comissões de curativo no tratamento de feridas crônicas. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a revisão de literatura, com busca nas plataformas científicas digitais: SciELO, BVS, LILACS, Manuais do Ministério da Saúde e acervo da biblioteca Júlio Bordiong do Centro Universitário FAEMA -UNIFAEMA. Os descritores em ciências da saúde utilizados na pesquisa foram: Comissão de curativos, enfermeiro na comissão de curativos, legislação em comissão de curativos, enfermagem dermatológica. Os resultados encontrados foram que as comissões de curativo são efetivas por proporcionarem um tratamento holístico ao paciente, visto que a cicatrização de uma ferida crônica envolve fatores não só locais, mas também sistêmicos, dessa forma a comissão de curativo se torna um diferencial por proporcionar equipe multiprofissional padronização, respaldo científico, educação permanente em saúde, acompanhamento e redução do período de internação.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3306
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA MONIK DA SILVA VIEIRA.pdf795,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.