Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3314
Título: Terminal urbano de passageiros: uma proposta para Ariquemes/Ro
Autor(es): Pereira, Luciano Gil
Mendes, Ariele Luckwu
Palavras-chave: Terminal Urbano de Passageiros
Mobilidade urbana
acesso à cidade
Data do documento: 2022
Resumo: O enfoque deste estudo foi desenvolver um Projeto Arquitetônico a nível de anteprojeto de um terminal urbano para passageiros da cidade de Ariquemes/RO. Justifica-se pela ausência de transporte público, o que dificulta o acesso para aqueles que não possuem veículos motorizados. O terminal urbano projetado teve como objetivo promover o desenvolvimento da mobilidade urbana com um equipamento adequado e que proporcione conforto e segurança ao usuário. A metodologia se caracteriza por pesquisa aplicada, com revisão literária pertinente e análise da área de intervenção com coleta de dados para o desenvolvimento do anteprojeto. A fundamentação teórica e empírica se deu no amparo legal da política nacional de mobilidade urbana e nos direitos dos usuários de transporte público, bem como na classificação dos terminais urbanos, acessibilidade e arquitetura sustentável. Foram realizados três estudos de caso, do Terminal de ônibus Dra. Evangelina de Carvalho Passig, do Terminal Estação São Paulo – Morumbi e do Edifício Guilhermina. A escolha do terreno se deu pela localização no sistema viário e por sua proximidade a outros equipamentos públicos e a área central da cidade. No estudo preliminar foram analisadas as distribuições iniciais das linhas e a influência dos elementos climáticos. A proposta arquitetônica, com espaços projetados priorizando a circulação e o acesso dos usuários, traz ainda fatores de sustentabilidade arquitetônica como o reaproveitamento da água da chuva, iluminação zenital e energia solar. Por fim, o terminal proposto integra-se ao entorno por meio da volumetria horizontalizada, com formas curvas e elegantes, mantendo a composição harmônica da paisagem já consolidada no local.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3314
Aparece nas coleções:TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciano Gil Pereira.pdf295,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.