Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3396
Título: Estudo fitoquímico do extrato hidroalcoólico e aquoso das folhas da planta guiné (petiveria alliaceae l.)
Autor(es): Souza, Thais Rocha De
Jesus, Jociel Honorato De
Palavras-chave: Petiveria alliacea L
Plantas medicinais
Análise fitoquímica
Data do documento: 2023
Resumo: O homem desde a antiguidade utilizava as plantas não somente como fonte de alimento, mas também com a finalidade medicinal. O conhecimento popular sobre os efeitos biológicos de espécies vegetais é passado de geração em geração desde o início das civilizações, contribuindo assim na pesquisa de princípios ativos ou na produção de medicamentos. Os metabólitos secundários são compostos produzidos pelas plantas, provenientes do metabolismo primário da glicose, dentre as principais classes de produtos do metabolismo secundário se encontram os flavonoides, alcaloides, taninos, cumarinas entre outros que possuem propriedades terapêuticas de interesse. Este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil fitoquímico dos extratos das folhas da planta guiné (Petiveria alliaceae L.), através de uma pesquisa de campo qualitativa, onde se utilizou como base para a extração o método de maceração a frio e o método de decocção, para posterior análise fitoquimica utilizando a coloração, precipitação. Os resultados obtidos neste estudo mostraram que a espécie estudada auxilia na descoberta ou confirmação da presença de substâncias benéficas para a saúde humana, embora sejam necessários testes clínicos para comprovação de suas propriedades farmacológicas.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3396
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAIS ROCHA DE SOUZA.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.