Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3413
Título: Papel do farmacêutico no cuidado do paciente portador de psoríase
Autor(es): Ferreira, Amanda
Angelo, Natalia De
Tristão, Taline Canto
Palavras-chave: Cuidado Farmacêutico
Psoríase Gutata
Doença autoimune
Data do documento: 2023
Resumo: A psoríase é uma doença caracterizada por pequenas feridas, em formato de gota nos braços, nas pernas, no couro cabeludo e no tronco. O diagnóstico principal é clínico e os casos leves podem desaparecer sem remédios, mas o tratamento mais comum é feito com medicamentos tópicos. Nesse contexto, o farmacêutico é o profissional de saúde que possui maior proximidade com as pessoas, tendo a função de realizar cuidados de saúde, no caso de pessoas portadoras da psoríase, paciente necessita de mais atenção, devido aos danos que a doença ocasiona.portanto, a psoríase é uma enfermidade sem cura, com alto impacto na qualidade de vida dos portadores e o seu diagnóstico raramente necessita de exames complementares, além do clínico. A atuação do farmacêutico vai muito além da venda de medicamentos, os farmacêuticos fazem um trabalho de acompanhamento de seus pacientes, podendo indicar remédios ou o aumento da dosagem de um medicamento que o paciente usa, pode indicar a interrupção do uso de um medicamento que não está tendo o efeito esperado, pode pedir exames e recomendar tratamentos alternativos, como a acupuntura e homeopatia. Esse trabalho foi realizado através de uma revisão de leitura bibliográfica.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3413
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATALIAFERREIRA, AMANDA DE ANGELO.pdf910,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.