Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3439
Título: Projeto de requalificação do centro cultural lídio SOHN em Ariquemes/Ro
Autor(es): Macedo, Nicole Silva
Covaleski, Joani Paulus
Palavras-chave: Projeto de Arquitetura
Projeto de Requalificação
Centro Cultura
Data do documento: 2023
Resumo: O foco deste estudo concentrou-se na elaboração de um Projeto Arquitetônico de Reforma em fase de anteprojeto para o Centro Cultural Lídio Sohn destinado a população da cidade de Ariquemes/RO. O município abriga uma variedade de patrimônios, tanto materiais quanto imateriais. A justificativa para esse empreendimento reside na carência de um local apropriado para eventos e apresentações tem prejudicado a preservação da tradição. O Centro Cultural concebido teve como objetivo primordial impulsionar o desenvolvimento cultural, proporcionando um equipamento apropriado que garantisse conforto e segurança aos usuários. A metodologia empregada caracteriza-se por pesquisa aplicada, com uma revisão literária pertinente e análise detalhada da área de intervenção, incluindo a coleta de dados necessários para a formulação do anteprojeto. A fundamentação teórica ancorou-se nos preceitos dos fundamentos relacionados a centros culturais, sua importância social, a interação entre espaços públicos e as pessoas. Para embasar o desenvolvimento do anteprojeto, foram realizados três estudos de caso: o Museo de Arte do Rio de Janeiro, Centro Cultural Kulturbahnhof Aelen e o Centro Cultural de Porto Seguro. A escolha do terreno foi por ser atualmente o Centro Cultural da cidade, a proximidade de outros equipamentos públicos e à área central da cidade. Na etapa preliminar do estudo, foram analisadas as distribuições iniciais das linhas e a influência dos elementos climáticos, para proposta arquitetônica, que prioriza a circulação e o acesso dos usuários. Por fim, o Centro Cultural integra-se organicamente ao seu entorno, adotando uma volumetria horizontalizada com formas curvas e elegantes, contribuindo para a manutenção da composição harmoniosa da paisagem já consolidada no local.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3439
Aparece nas coleções:TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NICOLE SILVA MACEDO.pdf22,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.