Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3492
Título: A violência obstétrica e a enfermagem: uma reflexão necessária
Autor(es): Galvão, Daniella Mendes
Bruno, Kátia Regina Gomes
Palavras-chave: Violência Feminina
Enfermagem Obstétrica
Humanização
Parto humanizado
Data do documento: 2023
Resumo: O estudo cientifico versa sobre a violência obstétrica e a enfermagem, como ponto de partida para uma reflexão que se faz importante aos profissionais da saúde, sobretudo a equipe de enfermagem que presta assistência aos pacientes do nascimento à morte. Desse modo, o principal objetivo desse estudo é avaliar a violência obstetrícia e a condução da enfermagem frente a este agravo. É notório que o nascer é um evento natural sendo uma das fases mais importantes para a mulher em trabalho de parto e seus familiares, mas em algumas situações tornam-se doloroso e indesejável em virtude da violência praticada por profissionais da saúde. No sentido de buscar o embasamento necessário na exploração desse estudo, adotou como metodologia a revisão de literatura de cunho bibliográfico em diversas fontes primarias e secundárias que forneceram o entendimento para a devida reflexão sobre o assunto. Os resultados mostraram que o processo do parto é um fenômeno cercado de condutas errôneas, que podem desencadear a violência obstétrica, tendo esta, um influência bastante relevante na vida da parturiente, podendo acarretar traumas físicos e psicológicos irreparáveis.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3492
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELLA MENDES GALVÃO.pdf931,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.