Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3509
Título: Compreendendo o agressor doméstico: perfil psicológico e estratégias de intervenção
Autor(es): Ayres, Kariny De Lima
Santana, katiuscia Carvalho de
Palavras-chave: Violência Doméstica
Perfil Psicológico
Agressor Doméstico
Intervenção Psicológica
Data do documento: 2023
Resumo: A agressão cometida pelos parceiros conjugais se caracteriza como o tipo de violência mais comum na vida das mulheres, sendo um fenômeno cada vez mais preocupante e alarmante. Considerando a importância de tal tema, foi proposto neste trabalho a investigação acerca do perfil psicológico do agressor doméstico com o intuito de prevenir e intervir na propagação de comportamentos agressivos com suas parceiras. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica descritiva e exploratória tendo como potencial uma nova visão sob a forma de abordar o tema de violência doméstica, trabalhando o perfil do autor da violência. Foram utilizados para esta pesquisa livros, dissertações, revistas e artigos científicos disponíveis em banco de dados diversos incluindo o periódico Scientific Electronic Library Online (Scielo), Periódicos eletrônicos em Psicologia (Pepsic), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Google Acadêmico. Após a análise percebeu -se que, apesar de serem muitos escassos os trabalhos científicos sobre os homens autores de violência doméstica, é importante haver uma visão holística acima do agressor doméstico, considerando suas origens, traumas e demandas de saúde mental para oferecer uma intervenção psicológica adequada como forma de prevenção a violência.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3509
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARINY DE LIMA AYRES.pdf564,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.