Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3512
Título: Desenvolvimento autônomo na infância: explorando os impactos psicológicos e sociais da falta de autonomia
Autor(es): Hoffmann, Amanda Cristina Mazer
Santana, katiuscia Carvalho de
Palavras-chave: Autonomia Infantil
Primeira Infância
Segunda Infância
Desenvolvimento Infantil
Parentalidade
Data do documento: 2023
Resumo: No palco do desenvolvimento infantil, a forma como os pais conduzem as práticas parentais desempenha um papel crucial. Este estudo investiga a atuação da autonomia infantil, destacando a importância de incentivar a tomada de decisões e responsabilidades apropriadas à idade, enquanto ressoa um alerta contra os proteção excessiva que podem silenciar a apresentação da independência. A partir de uma revisão narrativa da literatura acerca das práticas parentais e seu impacto no desenvolvimento da autonomia infantil em crianças na primeira e segunda infância, examinando publicações relevantes nas principais bases de dados acadêmicas. Em vez de se concentrar exclusivamente em estudos quantitativos, foram incluídos trabalhos qualitativos, ensaios teóricos e opiniões de especialistas. Os critérios de seleção basearam-se na relevância temática, na profundidade da análise e na contribuição ao entendimento das práticas parentais e da autonomia infantil. A literatura sugere que práticas parentais que incentivam a tomada de decisões e responsabilidades adequadas à idade são cruciais para o desenvolvimento da autonomia em crianças. Por outro lado, comportamentos parentais excessivamente protetores ou controladores podem inibir a autonomia. Adicionalmente, estudos teóricos e opiniões de especialistas reforçam a importância da consistência na rotina e da comunicação aberta entre pais e filhos. A revisão também destaca debates emergentes sobre equilibrar proteção e autonomia, considerando as variações culturais e individuais.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3512
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA CRISTINA MAZER HOFFMANN.pdf543,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.