Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3516
Título: O luto em tempos da pandemia da covid-19 reflexoes sobre os aspectos psicológicos
Autor(es): Barbosa, Carina Francislene Gomes
Silva, Tatiana Chafão da
Melo , Luciane de Andrade
Palavras-chave: Luto
Saúde Mental
Pandemia Covid-19
Psicologia
Data do documento: 2023
Resumo: A pandemia da COVID-19 trouxe desafios inesperados para o processo de luto, devido às restrições impostas às reuniões e rituais funerários. Diante de tais aspectos se apresenta este estudo, que buscou analisar os impactos do luto em tempos de pandemia da COVID-19. Utilizou-se uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, investigando uma variedade de fontes, incluindo livros, artigos científicos e revistas, como Scientific Eletronic Library Online (SciElo) e biblioteca Virtual em Saúde. O critério de seleção foi pesquisa publicadas entre os anos 2020 e 2023,utlizandos descritos como "luto," "pandemia," "COVID-19," "Saúde mental," e "psicologia". Dentre os aspectos identificados pela pesquisa foi evidenciada a mudança trazida pela pandemia nos procedimentos de despedida, tornando o processo de luto ainda mais desafiador, uma vez que o cenário pandêmico trouxe uma dimensão imprevisível a abrupta a morte, tornando indispensável a ressignificação do luto e sua elaboração, aumentando o risco de transtornos psicológicos associados a este processo, enfatizando a relevância de abordagens de apoio a saúde mental em situações semelhantes que venham a assolar o Brasil e o mundo.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3516
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARINA FRANCISLENE GOMES BARBOSA, TATIANA CHAFÃO DA SILVA.pdf7,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.