Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3520
Título: (Re)existir: casa-abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica em Ariquemes/Ro
Autor(es): Oliveira, Alexsia Daniely Fraga De
Lopes, Lincoln de Souza
Palavras-chave: Mulheres
Casa-Abrigo
Abrigamento
Anteprojeto
Projeto Arquitetônico
Violência Doméstica
Data do documento: 2023
Resumo: Após a pandemia de COVID-19 a violência contra as mulheres ganhou destaque notável, pois as mesmas passaram a ficar mais tempo em casa com seus parceiros e logo o número de violência e denúncias aumentaram consideravelmente. Questões sobre o assunto que já eram existentes se tornaram ainda mais evidentes, o que destacou as falhas da estrutura social, o pensamento machista e a vulnerabilidade das mulheres sob a manipulação psicológica de seus cônjuges. A partir de toda análise bibliográfica realizada é questionável a necessidade de uma maior atenção aos casos, ressaltando a importância da recuperação dessas mulheres e de suas famílias que passam ou passaram pelo transtorno. Os estudos de caso realizados ajudam apontar qual a importância de se ter instalações propícias para as vítimas, e são importantes para a construção de um plano de necessidades humanizado. Por fim, como resultado final a apresentação de um anteprojeto arquitetônico de uma Casa-abrigo na cidade de Ariquemes-RO.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3520
Aparece nas coleções:TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXSIA DANIELY FRAGA DE OLIVEIRA.pdf66,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.