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Título: O impacto das mídias sociais na distorção da autoimagem
Autor(es): Patrício, Sarah Hardt
Pumariega, Yesica Nunez
Palavras-chave: Autoimagem
Redes-Sociais
Distorção de Imagem
Internet
Data do documento: 2023
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar, analisar e contextualizar como se configura o impacto das mídias sociais na distorção da autoimagem, um fenômeno cada vez mais relevante na era digital. As mídias sociais desempenham um papel significativo na vida contemporânea, influenciando a forma como as pessoas percebem a si mesmas. Os meios de comunicação são os principais responsáveis, sendo um veículo imparável de informações por meio de revistas, televisão, jornais e internet e promovem a imposição de padrões sociais. E como a psicologia pode trabalhar na distorção de autoimagem e nos transtornos causados. Sendo assim teve como objetivo bem como elaborar indicadores bibliométricos dos registros e dos autores, com coleta de dados realizada na base de dados SciELO.Org, entre os anos de 1968 e 2018. Sendo justificado a utilização de materiais mais antigos pois se mostrou relevante para o contexto histórico, social, cultural ou científico do tema. Foi investigado como as imagens idealizadas de beleza e corpos perfeitos, frequentemente promovidas nas plataformas de mídia social, podem gerar pressão e expectativas irrealistas sobre a aparência pessoal. Ao explorar o impacto das mídias sociais na disfunção da autoimagem, foi identificado alguns dos efeitos negativos associados, como baixa autoestima, ansiedade, distúrbios alimentares e problemas de saúde mental. É importante ressaltar como esses efeitos podem afetar diferentes grupos, como adolescentes, jovens adultos e até mesmo pessoas mais maduras. É valioso considerar a importância de educar e conscientizar os usuários das mídias sociais sobre os efeitos negativos da comparação constante e da busca por uma perfeição inatingível.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3522
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