Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3524
Título: Neuroarquitetura: aplicação em projeto arquitetônico de habitação de interesse social em ariquemes-ro
Autor(es): Nunes, Kariny Danielly Silva
Mendes, Ariele Luckwu
Palavras-chave: Neuroarquitetura
Habitação de Interesse Social
Projeto Arquitetônico
Identidade Visual
Sentimento de Pertencimento
Data do documento: 2023
Resumo: No Brasil, existem muitos conjuntos de habitações de interesse social, onde as casas são construídas em grande quantidade e rápido tempo, seguindo uma padronização de cores. Muitas vezes, ocorre que alguns pontos da arquitetura não são levados em conta, como o conforto térmico e visual. Esses elementos podem gerar futuramente falta de pertencimento dos moradores, e dificultar a adaptabilidade, gerando insatisfação, fazendo com que alterem suas casas. Neste sentido, entra em cena a Neuroarquitetura, que busca através de estudos trazer mais qualidade de vida para estes moradores, garantindo bem-estar mental e físico, trazendo um conjunto de elementos que são importantes para uma boa vivência, que geraram adaptabilidade, segurança, conforto, funcionalidade e uma boa estética. Esta monografia teve como objetivo o estudo sobre aplicação da Neuroarquitetura e seus principais pilares em habitação de interesse social, foi realizada com base em revisão literária, por meio de artigos científicos e livros, estudo de caso, levantamento e análise dos dados. Foi desenvolvido um projeto arquitetônico, trazendo fachadas com aplicação de cores variadas, gerando identidade visual. Assim, apresentando a Neuroarquitetura como uma alternativa inovadora para as habitações de interesse social em Ariquemes-RO, mostrando que a Neuroarquitetura pode contribuir para humanização, e uma melhor qualidade de vida para as pessoas que vivem em habitações de interesse social. Dessa forma, diferenciando-se da padronização existente, foi elaborado projeto básico de um conjunto de habitação de interesse social no Bairro Nova União I em Ariquemes-RO, buscando identidade visual e pertencimento.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3524
Aparece nas coleções:TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARINY DANIELLY SILVA NUNES.pdf23,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.