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Título: Teste timed up and go (tug) em crianças com mielomeningocele e a abordagem fisioterapêutica: um estudo de caso
Autor(es): Souza, Gustavo Frazão Pontes De
Santana, Patricia Caroline
Palavras-chave: Fisioterapia
Mielomeningocele
Criança
Data do documento: 2023
Resumo: A Mielomeningocele é uma doença neurológica que ocorre nas primeiras quatro semanas de gestação decorrente de uma falha no processo de fechamento do tubo neural, a doença se divide em quatro níveis; nível torácico, lombar alto, lombar baixo e sacral. O nível de lesão gera influencia no prognostico de deambulação, quanto mais alta a lesão, pior é o prognóstico para deambulação. Essa patologia ocasiona algumas complicações sensório-motoras como fraqueza ou paralisia simétrica, ausência de movimento em membros inferiores e ausência da sensibilidade. Com isso, O Teste Timed Up and (TUG) tem sido bastante utilizado na pratica clínica como medida de resultado para avaliar a mobilidade funcional, o risco de quedas e o equilíbrio dinâmico. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a mobilidade e equilíbrio dinâmico de pacientes com mielomeningocele em nível lombar baixo através do teste de TUG e a eficácia da abordagem fisioterapêutica. A análise de dados foi realizada por meio de uma análise qualiquantitativa dos dados obtidos através das avaliações e atendimentos fisioterapêuticos, a pesquisa foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, onde mediante os critérios de inclusão e exclusão as crianças foram convidadas a participar. O presente estudo teve início após submissão e autorização do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário FAEMA – UNIFAEMA. Pode se concluir que o nível da lesão interfere diretamente no prognóstico de marcha do paciente, o teste de TUG se torna eficaz para avaliar o risco de queda e o equilíbrio dinâmico. Indubitavelmente a fisioterapia se torna eficaz, bem como o protocolo de atendimento proposto na pesquisa. Entretanto, devido à dificuldade de encontrar estudos para a discussão que abordassem a utilização do TUG em crianças, é notória a necessidade de novos estudos sobre o tema proposto.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3528
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