Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3533
Título: Dependência brasileira na importação de fertilizantes químicos
Autor(es): Carvalho, Andressa De Souza
Cipriani, Tiago Luis
Palavras-chave: Agricultura
Brasil
Produtividade
Adubos
Data do documento: 2023
Resumo: Na agricultura, a aplicação de fertilizantes tem como principal benefício o aumento da produtividade das áreas cultivadas, o que pode, por exemplo, diminuir a necessidade da abertura de novas áreas ainda intocadas. O Brasil possui papel de destaque na produção internacional de alimentos, deste modo, evidencia-se a importância de mapear e analisar o fluxos e processo agrícolas deste que é um dos 5 maiores países do mundo. Dito isto, o objetivo deste trabalho foi analisar os fluxos de importação e exportação de fertilizantes agrícolas do Brasil de 2016 a 2020, de modo a entender a posição do Brasil neste cenário. Para isto foram utilizados dados oficiais do balanço nacional de importações exportações, além de informações contidas em publicações e livrosdisponíveis em ambiente virtual e físico. Primeiro, portanto, constata-se que o mercado de exportação internacional de fertilizantes é dominado por países como China, Rússia, Índia, Canadá e Estados Unidos, somados representam 63,5 % da produção mundial de fertilizantes (2018). Quanto à dependência do Brasil da importação de fertilizantes, verifica-se ser alta, onde apenas 12,6% dademanda nacional de fertilizantes é atendida pela produção interna no ano de 2020. Além disso, analisando o período de 2016 a 2020, observa-se uma quedade 45,3 da produção nacional, o que ainda indica uma inclinação ao aumento desta dependência internacional. Além disso, durante o período analisado, os fertilizantes mais importados pelo Brasil, tanto em termos de valor quanto de peso, foramos potássicos, as formulações NPK e os nitrogenados, respectivamente. Juntos, esses três tipos de fertilizantes representaram95% do valor total, em US$ FOB, e 93,9% do volume total, em toneladas.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3533
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA DE SOUZA CARVALHO.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.