Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3542
Título: Efeitos da posição prona na oxigenação tissular na síndrome da angústia respiratória aguda
Autor(es): Santos, Jhuliana Rosa Dos
Santos, Jéssica Castro dos
Palavras-chave: Posição Prona
Oxigenação
Síndrome do Desconforto Respiratório
Unidade de Terapia Intensiva
Fisioterapia
Data do documento: 2023
Resumo: A síndrome da angústia respiratória aguda (SARA) é uma doença que afeta o sistema respiratório, em especial o pulmão, ela causa difusas lesões que agravam o quadro clínico do paciente, essas lesões afetam a relação ventilação/perfusão acarretando um quadro de hipoxemia refratária, dificultando a entrada de oxigênio (O2) e a retirada do dióxido de carbono (CO2) do sangue, podendo causar disfunção pulmonar ou sistêmica. Este trabalho tem como objetivo investigar sobre os efeitos da posição prona e seus benefícios na oxigenação tissular em pacientes com síndrome da angústia respiratória aguda. Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa para conceituar os efeitos da posição prona, a revisão integrativa da literatura foi realizada com artigos das bases de dados PubMed, LILACS, por meio dos descritores “síndrome do desconforto respiratório”, “Decúbito ventral” e “oxigenação”. Os critérios de inclusão artigos nos idiomas português, inglês e espanhol postados entre os anos de 2019 à 2023. Assim sendo concluímos que a posição prona utilizada em pacientes com SARA diminui o quadro de hipoxemia, melhora a oxigenação, o recrutamento alveolar e a relação ventilação /perfusão.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3542
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JHULIANA ROSA DOS SANTOS.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.