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dc.contributorFernandes Mattos Marena, Taína-
dc.contributor.advisor1Nunes Pumariega, Yesica-
dc.date.accessioned2025-03-08T00:57:42Z-
dc.date.available2025-03-08T00:57:42Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3753-
dc.description.abstractEste trabalho analisa o fenômeno da medicalização no diagnóstico e tratamento do TDAH em crianças, com ênfase nos diagnósticos incorretos e na prescrição excessiva de medicamentos. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão integrativa da literatura, abrangendo publicações científicas dos últimos dez anos, utilizando bases de dados como CAPES, LILACS e SCIELO. Foram selecionadas 25 bibliografias, sendo 15 artigos, 3 livros e 2 monografias. Esses estudos que discutem a relação entre práticas educacionais, diagnósticos de TDAH e o uso de medicamentos como a Ritalina®. Os resultados mostram que, embora o uso de medicamentos seja eficaz em alguns casos, há uma crescente preocupação com diagnósticos precipitados, levando ao uso desnecessário de fármacos. Além disso, verificou-se que a medicalização excessiva pode mascarar questões educacionais e sociais que impactam o comportamento das crianças. Intervenções alternativas, como terapias comportamentais e atividades físicas, demonstraram ser estratégias eficazes no manejo dos sintomas, sem a necessidade de dependência exclusiva de medicamentos. Conclui-se que é essencial adotar uma abordagem mais cautelosa e multidisciplinar no tratamento do TDAH, considerando tanto os aspectos educacionais quanto às intervenções psicossociais, visando um cuidado mais integrado e humanizado para a criança.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectTDAH; Ritalina; Educação; Psicofármacos; Diagnósticos.pt_BR
dc.titleMedicalização e TDAH: reflexões sobre diagnósticos incorretos e prescrição excessiva em criançaspt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
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