Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/384
Título: Presença de Escherichia Coli em infecções do trato urinário e seu perfil de resistência aos antimicrobianos
Autor(es): Facco Camila
Palavras-chave: Farmácia
E. Coli
Infecção urinária
Resistência antimicrobiana
Data do documento: 2015
Resumo: A Escherichia coli é um bacilo gram-negativo e pertence à microbiota intestinal dos seres humanos, portanto, é um parasita comensal. Porém, esse patógeno está presente em grande parte dos casos de infecção urinária, sendo considerado o agente etiológico mais evidente e que apresenta um alto índice de resistência aos antibióticos. O objetivo desse trabalho é comentar sobre a E. coli e abordar sobre o seu potencial de resistência aos antimicrobianos. Para compor essa revisão de literatura, foi preciso ter acesso às bases de dados Scielo, Medline e Google Acadêmico. Verifica-se através dos artigos encontrados, que a E. coli está presente em todos os casos de infecção urinária, sendo o primeiro agente patogênico encontrado. O perfil de resistência é alto, visto que a grande maioria dos antibióticos não é capaz de destruí-la. Portanto, a bactéria se mostrou sensível aos antibióticos de amplo espectro, como o ciprofloxacino, nitrofurantoína e ceftriaxona.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do Grau de Bacharel em Farmácia. Profº. Orientador: Ms. André Tomaz Terra Júnior.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/384
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA FACCO.pdf631,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.