Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/437
Título: Proposta metodológica de desenvolvimento de materiais didático pedagógicos para a contextualização de temas específicos de Física
Autor(es): Marmentini, Alcides Antonio
Palavras-chave: Física
Experimentos de Física
Ensino de Física
Ensino Médio
Data do documento: 2012
Resumo: Fazer a desmistificação da física para torná-la menos rejeitada pelos alunos através de atividades experimentais é uma proposta que muitos autores da área de educação defendem a fim de melhorar a compreensão e assimilação dos conteúdos, além de despertar a curiosidade intelectual e a visualização na prática do que se aprende nos livros. Porém, há dificuldades de se realizar aulas práticas por falta de equipamentos sofisticados ou, se a escola os tem, o professor não os usa por falta de conhecimento dos mesmos. Contudo, pode-se realizar aulas de física com materiais de baixo custo e acessíveis aos alunos. Este trabalho tem por finalidade a apresentação da física de forma mais concreta, de onde o professor possa explicar o conteúdo partindo do experimento, retirando dele as atividades que podem ser passadas aos alunos através da interação com o experimental, tornando as aulas de física muito mais atrativa, simplesmente relacionando-a com materiais, situações e objetos presentes no cotidiano. Este trabalho propõe a elaboração de experimentos de física com recursos baratos e de fácil acesso, de onde os alunos possam coletar dados e visualizar na prática a utilidade das equações aprendidas teoricamente.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Física, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção do título de licenciatura em Física. Prof.o Orientador: Thiago Nunes Jorge
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/437
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alcides Antonio Marmentini_TCC.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.