Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/562
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dorea, David Dantas | - |
dc.creator | Dorea, David Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T18:02:23Z | - |
dc.date.available | 2017-12-06T18:02:23Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/562 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura de Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de Licenciado em Química. Profa. Orientadora: Ms.Ms. Filomena Maria Minetto Brondani | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabe-se que buscar métodos educativos voltados para a realidade da clientela presente na Educação de Jovens e Adultos – EJA é um desejo das entidades envolvidas no processo educacional. Motivos como: professores com pouco tempo para planejamento, formação diferente das disciplinas que atuam, baixos salários, entre outros, levam o profissional a reproduzir conteúdos propostos pelos livros didáticos. O presente estudo surgiu a partir de observações em estágio supervisionado, realizado na EJA, como uma proposta que poderá auxiliar no processo de ensino aprendizagem da química desta modalidade. A mesma baseia-se no método de alfabetização de Freire, “palavras geradoras", a qual procura apresentar uma seqüência de conteúdos de forma vinculada e contextualizada, tendo como tema gerador a tabela periódica. Destaca-se, também, o papel do professor no processo ensino aprendizagem e a importância da metodologia adotada pelo mesmo, frente à realidade de ensino dos alunos da EJA, além de abordar o contexto histórico do EJA, suas dificuldades e particularidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Química | pt_BR |
dc.subject | Tabela Periódica | pt_BR |
dc.subject | Palavras Geradoras | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.title | A tabela periódica como palavra geradora: problematizando a tabela, uma estratégia para o ensino de Química na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
David Dantas Dorea_TCC.pdf | 281.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.