Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDorea, David Dantas-
dc.creatorDorea, David Dantas-
dc.date.accessioned2017-12-06T18:02:23Z-
dc.date.available2017-12-06T18:02:23Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/562-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura de Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de Licenciado em Química. Profa. Orientadora: Ms.Ms. Filomena Maria Minetto Brondanipt_BR
dc.description.abstractSabe-se que buscar métodos educativos voltados para a realidade da clientela presente na Educação de Jovens e Adultos – EJA é um desejo das entidades envolvidas no processo educacional. Motivos como: professores com pouco tempo para planejamento, formação diferente das disciplinas que atuam, baixos salários, entre outros, levam o profissional a reproduzir conteúdos propostos pelos livros didáticos. O presente estudo surgiu a partir de observações em estágio supervisionado, realizado na EJA, como uma proposta que poderá auxiliar no processo de ensino aprendizagem da química desta modalidade. A mesma baseia-se no método de alfabetização de Freire, “palavras geradoras", a qual procura apresentar uma seqüência de conteúdos de forma vinculada e contextualizada, tendo como tema gerador a tabela periódica. Destaca-se, também, o papel do professor no processo ensino aprendizagem e a importância da metodologia adotada pelo mesmo, frente à realidade de ensino dos alunos da EJA, além de abordar o contexto histórico do EJA, suas dificuldades e particularidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsino da Químicapt_BR
dc.subjectTabela Periódicapt_BR
dc.subjectPalavras Geradoraspt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleA tabela periódica como palavra geradora: problematizando a tabela, uma estratégia para o ensino de Química na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
David Dantas Dorea_TCC.pdf281.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.