Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/585
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Smaha, Tainan Damacena | - |
dc.creator | Rambo Carla Patrícia | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T18:31:36Z | - |
dc.date.available | 2017-12-06T18:31:36Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/585 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção de grau Bacharel em: Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstract | O enfoque do lúdico no processo educativo é um dos muitos caminhos que possibilita verificar como uma criança inicia seu processo de adaptação à realidade através de jogos e brincadeiras, além de estimular o seu desenvolvimento. Sua utilização pode ajudar no desenvolvimento social, psicológico e no aprendizado das crianças. E é nesta relação que o brincar se torna ferramenta potencializadora do processo de ensino aprendizagem. O estudo fundamentou-se principalmente através do prisma teórico da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), que tem como grande expoente Carl Rogers e por se tratar de crianças, buscou-se também contribuições da Ludoterapia, desenvolvida por Vírginia Axline embasados pela mesma abordagem. Tendo o lúdico a essa magnitude no processo educativo, o presente estudo buscou compreender se, os professores utilizam o lúdico como facilitador no processo de ensino aprendizagem? Para responder a questão, foi realizado uma entrevista semi-estruturada, com treze professores do ensino infantil utilizando do método de pesquisa descritivo analítico. A partir da analise das entrevistas, foi possível perceber que o lúdico é utilizado na escola, ora, como um auxiliador do processo de aprendizagem, ora como atividade normal. Entretanto não sabemos até que ponto está diretamente relacionada ao ensino. Entendendo que a atividade lúdica é uma ferramenta bastante importante para auxiliar no processo de ensinoaprendizagem das crianças, pois consegue envolvê-las e transmitir um conhecimento. Não obstante, é importante que tanto as crianças como o professor saibam utilizar esse material de forma a gerar um aprendizado realmente significativo, ao contrário só teremos a sua utilização como uma atividade relacionada à recreação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Abordagem centrada na pessoa (ACP) | pt_BR |
dc.title | Concepção de professores da educação infantil sobre o lúdico no processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TAINAN DAMACENA SMAHA.pdf | 776.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.