Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/588
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Fernanda Manuely Gil De | - |
dc.creator | Rambo Carla Patrícia | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T18:34:36Z | - |
dc.date.available | 2017-12-06T18:34:36Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/588 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção do Grau em Bacharel em Psicologia. Profa. Orientadora: Ms. Carla Patrícia Rambo | pt_BR |
dc.description.abstract | A Psicologia Escolar e Educacional é uma área da Psicologia que cresceu e modificou-se juntamente a criação da Psicologia. O trabalho do psicólogo escolar passou de um atendimento exclusivamente clinico para uma atuação ampla que atinge todas as esferas envolvidas nos processos escolares. Atualmente, encontrase em trâmites finais o Projeto de Lei 3688/00 de 2000, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de assistência social nas escolas públicas de educação básica. Após a publicação dessa lei, os estabelecimentos de ensino terão o prazo de um ano para se adequar e cumprir as novas normas. Diante disso, é provável que haja significante crescimento do número de psicólogos atuantes nas escolas do Brasil. Sendo assim, este estudo teve o objetivo de discutir a atuação e a formação do psicólogo escolar no estado de Rondônia. Para tanto foi realizada uma pesquisa documental, onde foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos de Psicologia do Estado, a fim de verificar se os mesmos contemplam disciplinas ou componentes curriculares que possuam conteúdos relativos a Psicologia Escolar e Educacional, com intuito de compreender se os futuros profissionais terão o conhecimento básico necessário para posterior atuação nessa área. Os resultados demonstraram que os cursos oferecem disciplinas como Psicologia Escolar, Psicologia da Aprendizagem, Problemas de Aprendizagem, Psicopedagogia, entre outras. Concluiu-se que é trabalhado nas graduações os conteúdos mínimos necessários para atuação escolar, contudo é imprescindível que posteriormente o profissional procure se especializar para aprofundamento no assunto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Atuação | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.title | Formação e atuação em psicologia escolar: uma análise documental das instituições de ensino superior do estado de Rondônia | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA MANUELY GIL DE SOUZA.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.