Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/656
Título: Os sentidos: como estímulo no ensino de isomeria
Autor(es): Borges, Apoliana De Oliveira
Palavras-chave: Química
Cravo-da-india
Noz-moscada
Isomeria
Ensino-aprendizagem
Órgãos dos sentidos
Data do documento: 2015
Resumo: É um desafio promover uma aprendizagem significativa e agradável, principalmente em Química, por ser um componente curricular complexo de difícil compreensão e interpretação. Com isso, é importante que o professor busque recursos e métodos que possam melhorar e facilitar as práticas de ensino. Este estudo consiste em metodologia diferenciada que propõe utilizar atividades que exploram a dinâmica dos órgãos dos sentidos como paladar, o olfato, o tato e a visão no ensino de Isomeria. A proposta organiza-se em duas etapas: Primeiro a aplicação de aula experimental em que os alunos irão tocar, cheirar, degustar e visualizar os frutos e as fórmulas dos principais componentes presentes nas as especiarias (Cravo-da-índia e Noz-moscada), no segundo momento será o momento da teorização científica com a utilização de outros recursos como lousa, livro didático, internet, entre outros e terceiro momento será realizado atividades para a identificação e classificação dos tipos de Isomeria.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura de Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciada em Química. Profa. Orientadora: Ms. Filomena Maria Minetto Brondani
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/656
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APOLIANA DE OLIVEIRA BORGES.pdf558.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.