Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/670
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Adriele de Goes | - |
dc.creator | Vieira, Adriele de Goes | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/670 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Graduação e licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciada em Química. Profa. Orientadora: Ms. Filomena Maria Minetto Brondani. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de química é motivo de preocupação para os educadores, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo repetitivo, sendo apenas decorado pelos alunos e não tendo relação com o cotidiano. Este trabalho sugere uma proposta metodológica para o ensino de química no terceiro ano do ensino médio. O mesmo visa aliar teoria a prática, através de uma visita ao salão de beleza, onde a mesma facilitará a aprendizagem, por esta relacionada com o cotidiano dos alunos, com finalidade de reduzir as dificuldades de aprendizagem. Uma alternativa para mudar a realidade é optar pela contextualização do ensino a partir utilização do cotidiano do aluno como tema gerador da aprendizagem, o que tornará o ensino uma vivência eficiente na construção do conhecimento que atenda as necessidades do aluno como cidadão. Este estudo configura-se em uma proposta pedagógica para o ensino de química fundamentado na realidade dos alunos, a partir da utilização de rótulos de produtos de cosméticos para alisamento de cabelos contidos no salão de beleza, como formas de reconhecimento de elementos e fórmulas químicas, além de sugerir uma metodologia interdisciplinar entre química, e o cotidiano dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Alisamento de Cabelo | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.title | Proposta metodológica para o ensino de compostos orgânicos, a partir de produtos para alisamentos de cabelos | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriele Vieira_TCC.pdf | 344.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.