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https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/682
Título: | Institucionalização: as causas sombrias do acolhimento de crianças no Vale do Jamari |
Autor(es): | Pessoa, Esther Paulla |
Palavras-chave: | Psicologia Institucionalização Unidades Acolhedoras Crianças Institucionalizadas. |
Data do documento: | 2015 |
Resumo: | A institucionalização de crianças e adolescentes das classes populares tem sido uma prática que remonta desde o início da colonização do Brasil. A promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), veio romper com essa cultura da institucionalização ao garantir a excepcionalidade da medida, além de definir crianças e adolescentes como, “pessoas em condição peculiar de desenvolvimento”, ou seja, em idade de formação, e “sujeitos de direito”, não podendo mais ser tratados como objetos passivos de controle por parte da família, da sociedade e do Estado. Estabelecendo, ainda, que a situação de pobreza da família não deve constituir-se motivo suficiente para o afastamento da criança e do adolescente do convívio familiar. Esta pesquisa buscou compreender as principais causas que levam crianças de 0 a 12 anos a serem institucionalizadas na região do Vale do Jamari, no Estado de Rondônia. Trata-se de uma pesquisa documental. Para tanto, verificou-se 145 (cento e quarenta e cinco) prontuários de crianças acolhidas em arquivos das Unidades de Acolhimento dessa região, no período compreendido entre Junho de 2009 a Dezembro de 2014. Os dados coletados foram categorizados e analisados qualitativamente a partir dos princípios de análise de conteúdo. Dos prontuários verificados constatou-se que as principais causas de acolhimento nessa região foi a negligência com a saúde 16,2%, negligência emocional 15,8%, negligência física 14,5% e drogadição dos pais ou cuidadores 11,6%. Espera-se que este estudo possa contribuir tanto para o contexto cientifico, quanto para elaboração de políticas públicas voltadas para prevenção. |
Descrição: | Monografia apresentada ao curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel e licenciatura em Psicologia. Orientadora, Profª. MS. Carla Patricia Rambo. |
URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/682 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
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