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Título: O ensino da tabela periódica para deficientes visuais
Autor(es): Maia, Andréia Aparecida
Palavras-chave: Química
Deficientes Visuais
Tabela Periódica
Ensino de Química
Baixa Visão
Inclusão Social
Data do documento: 2012
Resumo: Após a inclusão social tornar-se um direito garantido por lei, a educação no Brasil tomou um novo rumo, uma vez que para que as escolas cumpram seu papel em atender de maneira satisfatória os alunos especiais, são necessárias novas ações políticas e pedagógicas, como adequação da estrutura física, material didático diferenciado, capacitação dos professores, adequação de currículo, diversidade metodológica, entre outros. O reconhecimento do Braille como um sistema de ensino trouxe novas oportunidades e estímulo à educação dos deficientes visuais, facilitando a comunicação entre os educadores e alunos e, assim, promovendo a troca de conhecimentos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi promover o ensino da tabela periódica para deficientes visuais do município de Ariquemes, estado de Rondônia. Diante dos resultados obtidos, pode-se afirmar que os alunos deficientes visuais alcançaram os objetivos propostos nesse trabalho e tiveram um bom desempenho na disciplina de química e, além disso, foram incluídos junto à sociedade. Isso mostra a importância da utilização de recursos didáticos adaptados aos deficientes visuais para facilitar o processo ensino-aprendizagem.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciada em Química. Orientadora: Profa. Ms. Nathália Vieira Barbosa.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/829
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