Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jakeline Gavioli de Sousa-
dc.creatorVeríssimo, Thays D. C.-
dc.date.accessioned2018-06-20T23:28:04Z-
dc.date.available2018-06-20T23:28:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2091-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito à obtenção de Grau do Bacharel em Enfermagem. Orientadora: Prof. Ms. Thays D. C. Veríssimo.pt_BR
dc.description.abstractA transição da academia para o campo de trabalho é um processo desafiador para os enfermeiros recém-formados. A reflexão no âmbito da formação pedagógica do enfermeiro docente é primordial em virtude à complexidade da prática profissional incluída na tarefa da educação. Objetivando abordar os desafios enfrentados pelos profissionais enfermeiros quanto à inserção na docência. O presente estudo trata-se de revisão bibliográfica exploratória de literatura científica. Ao tomarmos conhecimento sobre a trajetória histórica da enfermagem podemos elucidar o cenário vivido e proporcionar um meio de compreensão acerca da sua evolução. A enfermagem é uma profissão que visa assistir, cuidar, pesquisar e educar. Educar é um dos principais papéis que o profissional de enfermagem assume em sua prática profissional, não somente enfocando a educação em saúde, mas também a formação de novos profissionais. O trabalho docente é permeado por vários obstáculos didático-pedagógicos relacionados ao professor, também ao aluno e à instituição. Considera-se que a formação do profissional enfermeiro se fundamenta na visão do cuidar, desde a proposta de Florence Nightingale, ganhou fins científicos terapêuticos para assistência e ensino. A dificuldade saliente que se depara o egresso voltada para o sofrimento no início de sua vida profissional, tem vínculo com o despreparo na formação acadêmica acerca do ensino didático, pedagógico e psicológico, pautado em preceitos históricos destacando a valorização do profissional assistencialista, deixando a segunda mão a magnifica vertente da docência.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesafios da docência para o profissional enfermeiropt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jakeline Gavioli de Sousa e Silva.pdf434,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.