Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2437
Título: O começo de uma jornada profissional: relato de experiência de uma estagiária em prática clínica – uma perspectiva humanista
Autor(es): Godinho, Juliana Ferreira Matheus
Matheus, Carla Patrícia Rambo
http://lattes.cnpq.br/4834773672725638
Palavras-chave: Psicologia
Abordagem centrada na pessoa
Formação acadêmica
Supervisão clínica
Processo terapêutico
Data do documento: 2019
Resumo: O aprendizado é conquistado por meio de um processo longo e cheio de obstáculos. Desde a infância, somos enriquecidos com o conhecimento através de professores e matérias na escola. Ao adentrar no ensino superior, percebemos que não só a teoria basta, mas a prática se faz muito presente e se torna elemento imprescindível para o crescimento profissional, no desenvolvimento das habilidades e competências. O estágio se torna fundamental para concretizar esse aprendizado articulando essas esferas do conhecimento, vivenciando a teoria na prática. Sendo asism, o objetivo deste trabalho é trazer reflexões a respeito do estagiário e suas vivências durante o período de Estágio Supervisionado Clínico, através de um relato de experiência das relações com os clientes, com supervisor e sua própria transformação pessoal. Através dos preceitos teóricos da Abordagem Centrada na Pessoa, buscou-se compreender e analisar a experiência da autora, enfatizando os aspectos essenciais da abordagem, percebendo suas mudanças genuínas ao longo do processo de crescimento. Foi possível perceber que as grandes descobertas só serão feitas através da prática profissional, como ocorreu com Carl Rogers, sendo elas desveladas, pois, apesar de dominar a teoria, é necessário vivencia-la para compreender em sua totalidade. A experiência na ACP permitiu um aprendizado enquanto psicóloga, uma profissional íntegra na sua relação com o cliente, ao tempo que os valores, sentimentos e percepções pessoais não devem ser contrabandeados ao cliente. Um terapeuta que envolva as atitudes facilitadoras na perspectiva da valorização e autonomia humana necessita desenvolver-se enquanto um humano autêntico, congruente e empático.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA como requisito parcial à obtenção do título de bacharel em Psicologia Prof.ª Orientadora: Ms. Carla Patrícia Rambo Matheus
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2437
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Ferreira Matheus Godinho.pdf604,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.