Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2548
Título: ABORDAGEM DA ERGONOMIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMEIROS
Autor(es): SILVA, ROMILDA MARTINS DA
Verissimo, Thays Dutra Chiarato
Palavras-chave: Ergonomia
Acadêmicos
Educação em Enfermagem
Postura
Movimentos Corporais
Data do documento: 22-Out-2019
Resumo: Analisando os principais determinantes de riscos no trabalho de Enfermagem, é possível constatar a manipulação e o transporte de pacientes e materiais. Essas atividades inerentes, especialmente ao profissional de enfermagem representam uma parcela considerável das causas de distúrbios musculoesqueléticos proporcionados pelo trabalho do enfermeiro. Diante desta fala e após analisar algumas matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem, surgiu o seguinte questionamento, porque há insuficiência de informação sobre ergonomia entre os acadêmicos? Seguindo esse raciocínio, esta pesquisa tem como objetivo analisar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. Assim sendo, buscando informações mais apuradas sobre o assunto adotou-se como metodologia a pesquisa de campo de cunho quantitativa, em que se aplicam questionários com perguntas objetivas aos acadêmicos do Curso de Enfermagem do 7º (sétimo) Período da instituição FAEMA. Este estudo ressalta a importância da pesquisa na produção do conhecimento transformando a prática em obra acadêmica enfatizando a caracterização das inter-relações entre a abordagem da Ergonomia e a produção do saber na Enfermagem, bem como a contribuição da Enfermagem no saber da Ergonomia. Esse assunto requer atenção dentro da graduação, para que seja assimilado e, principalmente, incorporado na rotina de trabalho desses futuros profissionais.
Descrição: Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Enfermagem, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem. Orientadora: Profª. Ms. Thays Dutra Chiarato Verissimo.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2548
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ROMILDA_assinado_assinado kátia_assinado (1).pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.