Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2592
Título: A influência dos desenhos animados na construção do gênero
Autor(es): Moraes, Hellen Cristina Pereira
Matheus, Carla Patrícia Rambo
http://lattes.cnpq.br/4834773672725638
Palavras-chave: Desenhos animados e Infância
Identidade de gênero infantil
Mídia infantil
Desenvolvimento da infância e mídia
Data do documento: 2019
Resumo: Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica realizada através do levantamento de materiais existentes, utilizando-se de estudos escritos em língua portuguesa e publicados entre os anos de 1993 a 2017, extraídos de revistas científicas eletrônicas, livros, monografias dissertações e anais de congressos. O objetivo desta pesquisa é analisar as implicações dos desenhos animados infantis na construção da subjetividade e identificação de gênero de crianças. Para que haja uma compreensão acerca do tema é necessário compreender o que é a infância/criança. O conceito sobre a criança/infância vem sendo construído historicamente, sofrendo influências de cunho social, econômico e político. Nesta fase o sujeito está repleto de influências do meio em que está inserido, podendo citar: família, amigos, escola, igreja, Estado e a mídia. Atualmente é muito recorrente que a mídia dê um enfoque em determinados assuntos a fim de direcionar a atenção do público para determinada temática. Portanto, os desenhos animados são reflexos das formas de se comportar e pensar da sociedade. Ressalta-se que esse meio de comunicação e o tipo de programação que está sendo exibido tem uma grande interferência na formação e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Hoje em dia o ato de brincar vem sendo consideravelmente trocado pela utilização das inovações tecnológicas, com enorme enfoque na televisão, internet e nos desenhos animados. Acerca dessa nova forma de entretenimento muito utilizada pelas crianças torna-se relevante investigar quais as consequências dessa exposição relacionada aos desenhos animados, especificamente em relação a construção da identidade, subjetividade e ao gênero infantil.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do Grau em Bacharel em Psicologia apresentado à Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.. Orientadora: Prof. Me. Carla Patrícia Rambo Matheus
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2592
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELLEN CRISTINA - pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.