Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3021
Título: A música como recurso psicoterapêutico na clínica gestáltica
Autor(es): Araújo, Stéfany Cristine Silva
Reis, Natalí Máximo dos
Palavras-chave: Música
Psicologia
Intervenção Psicológica
Data do documento: 2021
Resumo: A música exerce um poder de atração sobre o ser humano de maneira única, devido ao seu aspecto enigmático e a relação de força atrativa que seduz o ouvinte. Ela está estreitamente relacionada à linguagem, que é o instrumento de trabalho do psicólogo. O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar a utilização da música como um instrumento para auxiliar intervenções no processo saúde-doença em contexto clínico dentro da abordagem Gestalt-terapia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que proporcionou a discussão do tema por meio de um levantamento de artigos publicados nas bases de dados Scielo, Pepsic, Biblioteca Virtual em Saúde e Google Acadêmico, além da consulta de livros físicos e virtuais. Os resultados indicam a vasta possibilidade de utilização da música como um recurso terapêutico na clínica gestáltica, como também necessidade de mais estudos e uma compreensão da música contemporânea para ampliar as possibilidades da utilização da música como um recurso terapêutico.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3021
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STÉFANY CRISTINE SILVA ARAÚJO.pdf700,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.