Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3568
Título: O uso da casca de soja na dieta de vacas leiteiras em Rondônia
Autor(es): Boracini, Lucas
Ferreira, Luciana
Palavras-chave: Bovinocultura
Proteína
Casca de Soja
Data do documento: 2023
Resumo: A introdução da bovinocultura na Amazônia e o início da pecuária bovina de leite na região norte do Brasil tiveram influências históricas e desafios específicos. A colonização da Amazônia ocorreu a partir do século XVII, impulsionando o desenvolvimento da pecuária com foco inicial no gado de corte. A expansão da bovinocultura de leite em Rondônia teve início na década de 1970, impulsionada pelo processo de colonização e desenvolvimento econômico do estado. Esta se tornou uma atividade econômica importante e em crescimento. O estado possui características favoráveis, como solos férteis e clima tropical, e os produtores têm investido em genética, nutrição e manejo adequado. No entanto, desafios como nutrição adequada, assistência técnica, acesso a crédito e infraestrutura ainda precisam ser enfrentados. Com base no material pesquisado, podemos concluir que o uso da proteína de soja interfere de forma positiva a produtividade de vacas em lactação e o seu custo é baixíssimo quando comparado com outras fontes de proteínas e os benefícios que traz ao rebanho. A pesquisa bibliográfica exploratória foi realizada por meio de análise de estudos e publicações especializadas para avaliar a viabilidade do uso da casca de soja na alimentação de vacas leiteiras, levando em consideração o bem-estar e a saúde dos animais.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3568
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LUCAS BORACINI.pdf896,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.